Apesar dos avanços na iluminação artificial e da recente ascendência de híbridos autoflorescentes, cultivar sementes de fotoperíodo ao ar livre ainda recompensa os agricultores com as colheitas mais pesadas.
O que são plantas fotoperiodo
Quando você encontrar as palavras fotoperíodo, fotoperiódico e fotoperiodismo, pense nas horas de luz em um determinado período de 24 horas. As sementes de cannabis que florescem dentro de casa sob o ciclo claro-escuro padrão de 12-12 o fazem porque são acionadas para florescer com uma fase escura mais longa.
Ao ar livre, a maioria das sementes de fotoperíodo fará a transição para a floração quando as horas de luz do dia caírem abaixo de 15. Portanto, é esperado um período de floração mais longo. 12-12 é ideal para cultivo interno. É por isso que os dados do tempo de floração no verso da maioria dos pacotes de sementes de cannabis refletem períodos de floração entre 8 e 12 semanas.
Normalmente, as indicas pesadas como a Northern Light terminam de florescer mais rapidamente, as sativas as mais lentas e as híbridas indica-sativas em algum lugar no meio.
Cuidado: Poluição luminosa!
Como a cannabis do fotoperíodo depende de horas de escuridão imperturbáveis para florescer, a poluição luminosa (como as luzes da rua nas proximidades) ou as interrupções no ciclo escuro, mesmo que apenas por um curto período de tempo, são um problema.
Se as plantas do fotoperíodo não obtiverem as horas necessárias de escuridão imperturbável, isso pode fazer com que voltem à fase vegetativa, exibam qualidades hermafroditas, produzam rendimentos inferiores ou não floresçam completamente.
Como você sabe se a sua localização está enfrentando poluição luminosa? Se você ainda consegue ler os cabeçalhos maiores em uma revista à noite, seu local de cultivo pode não ser o ideal.
Como evitar a poluição luminosa ao cultivar maconha
Felizmente, existem maneiras de evitar a poluição luminosa ao cultivar cannabis de fotoperíodo ao ar livre:
- Escolha um local de cultivo longe de fontes de luz (luzes de rua, ruas movimentadas, etc.).
- Se crescer em uma estufa, proteja suas janelas com persianas ou lonas à noite. Você pode até automatizar esse sistema para manter a programação o mais consistente possível.
- Se crescer “sob as estrelas”, considere erguer uma estrutura básica que permita cobrir suas damas com uma lona blackout à noite.
- Mesmo uma pequena interrupção no período escuro pode ser um problema. Nem mesmo acenda a luz do telefone em suas plantas durante o período escuro.
- Se você precisa ver suas plantas à noite, compre uma lâmpada de “noite escura”. Estes emitem uma luz verde que não estressa tanto as plantas.
- Considere cultivar autoflorescentes. As autoflorescentes não são sensíveis à poluição luminosa ou às horas de escuridão interrompidas.
Fotoperíodo vs Autoflorescentes
A principal característica da cannabis de fotoperíodo é que seus estágios de crescimento (vegetativo, floração) são influenciados pelas horas de luz que as plantas recebem. Em contraste, as plantas autoflorescentes florescem automaticamente com base na idade, o que também limita seu crescimento.
Aqui estão as principais diferenças entre o fotoperíodo e a cannabis autoflorescente:
Fotoperíodo:
- O crescimento vegetativo não é limitado. Sob um ciclo de 18/6 (luzes acesas/apagadas), as plantas podem permanecer no estágio vegetativo “indefinidamente”.
- O treinamento (corte, cobertura etc.) é permitido. As plantas são mais indulgentes, pois têm tempo para se recuperar.
- Podem ser usadas como plantas mãe.
- Pode ser revegetado.
- Pode ser usado para criar novas sementes.
- Rendimentos médios superiores aos das autoflorescentes.
Autoflorescentes:
- O crescimento vegetativo é limitado a 3-4 semanas, independentemente do horário de luz.
- Devido ao crescimento vegetativo limitado, as plantas são geralmente muito menores.
- Treinamento intensivo, como corte e cobertura, não é recomendado.
- Sem controle sobre os estágios de crescimento e floração.
- Não pode ser usado para reprodução.
- Rendimentos médios inferiores aos dos fotoperíodos.
Genética de sementes de Fotoperíodo
Em média, a cannabis de fotoperíodo é mais potente que a erva autoflorescente. Isso ocorre porque o último contém genética ruderalis, que é inerentemente menos concentrada em canabinóides. Isso equivale a níveis médios mais altos de THC em fotoperíodos.
Curiosamente, a cannabis de fotoperíodo também pode ser manipulada para produzir grandes quantidades de CBG, CBN, THCV e outros canabinóides menos conhecidos que demonstraram potencial por si só.
Apenas recentemente as autoflorescentes modernas começaram a alcançar as semente do fotoperíodo em relação à potência, mas, de fato, a lacuna está diminuindo.
Resposta de semente de sativa ao fotoperíodo
A cannabis Sativa originou-se nos trópicos. Como tal, essas variedades respondem bem a muito sol e a longas estações de cultivo. Dito isto, as sativas são menos sensíveis às mudanças nas horas do dia, já que o dia e a noite ao redor do equador têm aproximadamente a mesma duração.
Muitas sativas puras, como Hazes, podem ser cultivadas em um cronograma de 12/12 dia/noite desde o início. Uma vez concluído o crescimento vegetativo (depois de um certo número de semanas), elas florescerão no mesmo horário de luz do dia sem problemas. Uma desvantagem é que as sativas geralmente crescem mais devagar e precisam de mais tempo para terminar a floração.
Resposta de semente Indica ao Fotoperíodo
Ao contrário de suas contrapartes tropicais, as indicas se originaram em latitudes mais ao norte. Eles respondem mais rápido a um fotoperíodo de 12 horas e florescem mais rápido também. Isso ocorre porque eles se adaptaram para crescer em zonas climáticas onde o inverno se aproxima rapidamente assim que as horas do dia ficam mais curtas.
Algumas indicas irão florescer sob um ciclo dia/noite de 14/10 ou 13/11, embora isso realmente dependa da semente. Não há benefícios em fornecer indicas de fotoperíodo com menos de 12 horas de escuridão. As plantas precisarão de mais tempo para amadurecer seus botões e os rendimentos serão prejudicados.
Fatores críticos do cultivo ao ar livre
- O ciclo de vida da maconha
A maconha é uma planta anual. E como planta de dias curtos, não estará pronta para a colheita até o outono. Em geral, a cannabis plantada na primavera após o equinócio mudará gradualmente do crescimento vegetativo para a floração algum tempo depois do solstício de verão e, finalmente, estará pronta para a colheita em algum momento do outono. A quantidade de luz solar que cada planta recebe definirá o ritmo da colheita.
Os produtores de estufa podem usar lonas e folhas de plástico à prova de luz para reduzir as horas de luz solar e fazer com que as plantas floresçam mais rapidamente. A única desvantagem é que transforma o produtor em um plugue de temporizador ambulante. Não se esqueça de remover o material de sombra antes do nascer do sol.
- Localização, localização, localização
No Hemisfério Norte, a estação de cultivo ao ar livre é de abril a novembro. Os verões ficam mais curtos e os invernos mais frios quanto mais ao norte você for. No Hemisfério Sul, é o oposto completo, com a temporada indo de agosto a abril. Claro, haverá algumas regiões que são discrepantes. Mas, a menos que você esteja morando perto do equador, onde um ciclo natural quase constante de 12 a 12 dias e noites prevalece o ano todo, você deve fazer alguma pesquisa.
- Dados do nascer e pôr do sol
Os dados são ouro digital. Use uma calculadora online de nascer e pôr do sol. Você precisa estudar a análise histórica mensal de sua área local. Esta é uma informação absolutamente necessária. O sol é a sua luz crescente no céu. Você deve ter certeza de quantas horas suas plantas receberão antes de germinar uma semente.
Primeiro, você deve identificar quando mais de 18 horas de luz estarão disponíveis para o crescimento vegetativo. Então você deve verificar aproximadamente quando a luz do sol é inferior a 12 horas para estimar uma janela de colheita. Não fique muito preso a um 12-12 perfeito. Lembre-se, a cannabis de fotoperíodo ao ar livre florescerá lenta e constantemente à medida que as noites forem ficando mais longas. Algumas super sativas de floração tardia, como a Amnesia Haze, podem atingir tamanhos enormes e não terminar a floração até que a luz do sol caia para 11 horas por dia no final do outono.
- Previsão do tempo
Mais de 18 horas de sol diário não são suficientes para crescer. Verifique a previsão do tempo regularmente e estude os dados históricos dos últimos anos. A primavera no norte da Europa ainda é bastante fria. Para melhores resultados, a cannabis precisa de temperaturas de 20 a 28°C para atingir todo o seu potencial. A realidade é que, se você mora muito ao norte do Mediterrâneo, tem uma estação de crescimento muito curta. Um híbrido autoflorescente resistente como o Blue Cheese Automatic é mais adequado para climas mais frios do norte. Os sortudos produtores continentais podem realmente optar por variedades exóticas como Kali Dog e Chocolate Haze.
- Inspeção do local do cultivo
OK, então você concluiu sua pesquisa documental. Agora é hora de fazer uma pesquisa de campo. Você deve inspecionar seu local de cultivo. Certifique-se de que nenhum obstáculo esteja projetando sombras para bloquear a luz do sol e explore a área para garantir que ela também esteja protegida de olhares indiscretos. O melhor espaço de cultivo ao ar livre é privado. Use arame de galinheiro e cercas para impedir a entrada de herbívoros ou roedores comedores de ervas daninhas.
- Genéticas
Você deve adaptar sua escolha de sementes de cannabis ao seu microclima. Use o filtro de tensão RQS para ajudar a tomar essa importante decisão. Uma das grandes vantagens que todas as sementes de fotoperíodo têm sobre a cannabis autoflorescente é que você pode fazer estacas para preservar a genética. Quando você encontrar uma planta-mãe vencedora que prospera em seu jardim de cannabis, corte clones para repetir o sucesso.
- Mudanças climáticas
A mudança climática já está destruindo plantações de cannabis ao ar livre. Eventos climáticos extremos são uma ameaça real ao cultivo de cannabis ao ar livre em todos os lugares. Tudo o que você pode fazer é estar ciente dos padrões climáticos atuais em sua região.
- Dicas profissionais
Começar dentro de casa é sempre uma ideia inteligente. Se o tempo estiver bom, um peitoril da janela ensolarado é um bom local para mudas delicadas. Ou, se ainda estiver muito frio e chovendo lá fora, você pode usar uma luz branca fria de 200 W para ver as plantas durante o crescimento vegetativo. Um cultivo híbrido interno-externo não é um compromisso, é obter o melhor dos dois mundos.
Recomendamos o cultivo ao ar livre usando solos específicos para cannabis em vasos de plástico branco ou Smart Pots. Pegue um pouco de sujeira de cultivo de drogas de marca na loja de cultivo local. Você pode fazer pouco mais do que estacar as plantas com bambu para suporte, se crescer no solo. Os contêineres oferecem a opção de mover as plantas. Isso geralmente é necessário quando as estações mudam. A Terra gira em torno do sol, portanto, se você estiver cultivando em uma varanda ou terraço, pode ser necessário mover as plantas ao longo do dia para mantê-las sob a luz solar direta.
Boas sementes de fotoperíodo para crescer ao ar livre
Nosso guia sobre cannabis de fotoperíodo não estaria completo sem recomendar algumas de nossas melhores variedades de fotoperíodo ao ar livre. Nossa seleção inclui sementes feminizadas (sativa e indica), variedades de CBD (sativa e indica) e uma cultivar regular:
Cultivo de fotoperíodo indoor
Já no cultivo indoor, o fotoperíodo da maconha é o tempo que as plantas ficam com as lâmpadas ligadas dentro do grow, ou seja, recebendo uma luminosidade semelhante a do sol, muitas vezes até mais forte. Internamente fica mais fácil controlar esse fotoperíodo, pois as plantas recebem uma quantidade igual de iluminação todo o tempo que a luz estiver acesa dentro do grow.
Período Vegetativo
O fotoperíodo vegetativo da maconha é a infância e adolescência da planta. É quando ela mais necessita se alimentar para crescer e isso inclui luz muita luz.
Foi aumentando a exposição das plantas à luminosidade que os cultivadores descobriram a importância de ter até 18 horas de luz durante esse estágio das plantas para que elas cresçam e desenvolvam seus ramos, galhos o máximo possível antes de começarem a florar.
Período de floração
Quando as plantas já cresceram e se desenvolveram, elas começam a querer entrar na fase adulta, que é o fotoperíodo da maconha conhecido como floração. Esse estágio é o mais aguardado, já que é neste momento que as flores nas plantas fêmeas começam a aparecer, engordam e ficam resinadas e repletas de THC na maioria dos casos.
Na floração o tempo de exposição à luz reduz para 12 horas por dia. Em um cultivo indoor isso representa a mudança no horário de ligar/desligar as lâmpadas internas do grow, mas ao ar livre é provável que não se tenha necessidade de mover a planta de lugar já que provavelmente ela vai estar recebendo cerca de 12 horas também.
Quando e como mudar a planta do vegetativo para a floração
Isso vai depender do espaço que a planta tem para crescer. Se ela tem muito espaço você pode deixar ela crescer bastante para daí então forçar a floração dela. Isso se faz colocando a planta na escuridão por mais tempo, interrompendo aquele ciclo de 18/6 que passa a ser de 12/12 para ela começar a florar. Como a maconha é uma planta de fotoperíodo ela vai entender essa mudança e vai naturalmente começar a florar.